segunda-feira, 20 de junho de 2011

Conhecendo seu automóvel

               
       Sabendo da importância dos combustíveis e dos meios de locomoção para a vida nos estimula a curiosidade de conhecer as reações quimicas que ocorrem por motivo da combustão com o proposito de realmente conhecer o funcionamento do carro.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      O objetivo do motor de um carro a gasolina é converter a gasolina em movimento de modo que seu carro possa se mover, ou seja, transformá-lo em trabalho. Atualmente, a maneira mais fácil de criar o movimento da gasolina é queimá-la dentro de um motor do mesmo. Portanto, um motor de carro é um motor de combustão interna - combustão que ocorre internamente.
            Faremos um breve resumo sobre esse processo, o pistão começa no topo, a válvula de admissão abre e o pistão desce para deixar o motor ter um cilindro cheio de ar e gasolina. Somente uma pequena gota de gasolina precisa ser misturada ao ar para que isso funcione. Em seguida, o pistão volta para comprimir a mistura ar / combustível. Compressão torna a explosão mais potente. Quando o pistão atinge o topo do seu curso,a válvula de escape se abre e os gases queimados deixam o cilindro para sair pelo escapamento. Agora o motor está pronto para o próximo ciclo, por isso é necessário a ingestão de outra carga de ar e gás.
O movimento de rotação é bom porque pretendemos virar (girar) as rodas do carro com ele de qualquer maneira.
Mas sabemos que esses fazem mal para o meio ambiente mas já estão em andamento carros com tipos que não afetam o planeta, como o  de fotossíntese e os biodegradáveis.
Álcool ou Gasolina?
            Alcool e gasolina são as duas formas mais usadas nos automóveis por apresentarem preços baixo, mas fazem mal ao meio ambiente pois são grandes poluentes.Para que o problema seja amenizado é preciso optarem pelo Etanol e o Biodisel, por poluírem menos, por serem fontes renováveis, além de o
biodiesel ser um ótimo lubrificante e pode aumentar a vida útil do motor também diminui a poluição e efeito estufa.